Skip to main content

Silimarina: O que é, para que serve, como tomar

Você já ouviu falar sobre a Silimarina? Está com dúvidas sobre o assunto? Então confira nosso artigo e descubra tudo sobre esse medicamento.

Todos os dias surgem na internet, medicamentos que prometem situações milagrosas em pouco tempo não é mesmo?! É importante estar atento a essas divulgações enganosas para não trazer danos para a nossa saúde.

Silimarina O que é para que serve como tomar

Um dos medicamentos que vem sendo consumido por muitas pessoas de maneira errada é a Silimarina. Veja nosso artigo e entenda qual o uso correto desse remédio e como ele pode prejudicar sua saúde caso seja administrado de forma errada.

O que é Silimarina?

A Silimarina é um medicamento fitoterápico muito conhecido na medicina.

A substância denominada e comercializada como Silimarina, é retirada das folhas, frutos e sementes de uma planta medicinal chamada Cardo Mariano ou Cardo Santa Maria.

Essa planta cresce naturalmente em regiões de pastos do Brasil e da América do Sul, porém sua origem é do Sul da Europa e Norte da Africa.

A Cardo Mariano pode ser difícil de manipular por conta dos seus espinhos. Entretanto, com o uso direcionado a medicina, é possível encontrar essa planta também em farmácias de manipulação.

Antes de comprar esse medicamento, é importante consultar um médico.

Silimarina para que serve?

A Silimarina foi comercializada inicialmente, para tratar pacientes com problemas no fígado. Porém, os especialistas descobriram que ela também ajuda pacientes que estão com problemas no estômago, rins e intestino.

O objetivo principal é proteger e cuidar das funções hepáticas, auxiliando contra substâncias tóxicas como o álcool, infecções e outros fatores.

Silimarina emagrece?

Muitas pessoas acreditam que a Silimarina emagrece, mas isso é um mito. O que acontece é que o medicamento auxilia no tratamento da diabetes e talvez esse fator pode gerar perda de peso nos pacientes.

A melhor forma de emagrecer é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Utilizar a Silimarina exclusivamente para emagrecer é um erro. Sempre busque indicação médica para administrar esse medicamento, apesar de ser um remédio natural pode trazer sérios riscos para a saúde.

Quais os benefícios da silimarina

Como citado anteriormente, a Silimarina fornece suporte ao fígado e protege contra problemas hepáticos, porém, também traz outros benefícios como:

Auxilia na contração muscular, é digestivo, ajuda no funcionamento correto do intestino, tem ação anti-inflamatória, é um medicamento antioxidante, ajuda no controle da diabetes, ajuda a estimular o leite materno, aumenta a circulação do sangue, auxilia problemas relacionados a cirrose, além de outras benefícios.

Silimarina, veja como tomar

A silimarina pode ser consumida através de capsulas ou também como chá, feito através da planta Cardo Mariano.

As cápsulas podem ser encontradas em 100 mg, 200 mg ou até 300 mg. Dependendo do fabricante e do seu médico, a dose correta durante o dia pode variar. Mas em geral, de acordo com a posologia do medicamento, as doses ingeridas durante o dia podem variar de 100 a 500 mg, nunca ultrapassando 500 mg durante um dia.

Ainda de acordo com a bula: Adultos podem consumir de 70 a 140 mg, 3 vezes ao dia, durante 5 a 6 semanas. Os adolescentes podem ingerir 75 mg por dia. Já para as crianças, recomenda-se uma dose do medicamento de 25 mg, 3 vezes ao dia, mas atenção, as crianças devem ter entre 10 e 15 Kg para ingerir essa dose.

Lembrando que essas informações podem variar de acordo com a bula do fabricante do produto e do caso. É essencial consultar um médico para administrar corretamente o medicamento.

Silimarina qual o preço?

O preço da Silimarina pode variar em torno de R$ 30 a R$ 60, de acordo com a marca do fabricante, quantidade de mg e quantidade de cápsulas no produto.

Onde comprar a silimarina?

Como dissemos anteriormente, a Silimarina pode ser encontrada em forma de cápsulas ou em forma de planta. É possível encontrar o remédio Silimarina em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, farmácias comuns e na internet.

É indicado sempre consultar um médico antes de comprar o medicamento, não faça uso por conta própria.

Efeitos colaterais da Silimarina

Os efeitos colaterais podem surgir quando a dose é ingerida acima do recomendado pelos médicos.

Uma das reações mais comuns provocadas pela Silimarina, quando ingerida de maneira errada, é o efeito laxativo. Além disso, o remédio pode provocar também, náuseas, gases, inchaços e irritação no estômago. Portanto tenha cuidado e utilize o medicamento com consciência.

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe um comentário, compartilhe com os amigos e familiares. Lembre-se de consultar sempre um médico antes de administrar o medicamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *