Skip to main content
Saw Palmetto Benefícios para que serve e como tomar

Saw Palmetto: Benefícios, para que serve e como tomar

Você já tomou Saw Palmetto? Sabe como ele age ou quais são seus benefícios? Veja nosso artigo, descubra essas e outras questões sobre essa árvore muito utilizada na medicina alternativa.

Devido a diversos fatores, internos ou externos, muitos homens, principalmente aqueles que tem mais idade, sofrem com problemas na próstata. Porém, existe um fitoterápico que pode ajudar a minimizar esses problemas, o Saw Palmetto. Conheça mais sobre essa planta a seguir.

O que é Saw Palmetto?

O Saw Palmetto é uma árvore, originária da América do Norte, parecida com uma palmeira anã. As substâncias que ajudam pacientes, em algumas situações, são extraídas do seu fruto.

Saw Palmetto Benefícios para que serve e como tomar

Seus efeitos foram descobertos por acaso pelos povos americanos. Porém, hoje, é muito fácil de ser encontrado. O Saw Palmetto possui algumas comprovações cientificas, porém, como estamos falando de uma medicamento natural, os estudo ainda continuam.

Saw Palmetto para que serve?

Existem diversos usos para este fitoterápico, entretanto, é mais indicado para pacientes homens que estão com impotência sexual, ou problemas na próstata. Alguns médicos indicam o Saw Palmetto, também para problemas urinários, tanto em homens, como em mulheres.

Alguns estudos afirmam que o Saw Palmetto também ajuda no problema de calvície. Ela age no organismo, inibindo o hormônio masculino denominado DHT, o principal responsável relacionado a problemas na próstata e calvície feminina e masculina.

Saw Palmetto é bom para próstata?

Sim. Alguns estudos científicos afirmam que esse fitoterápico ajuda a cuidar da saúde da próstata, tratando pacientes que estão com dificuldade de urinar ou estão com infecção urinária.

Benefícios do Saw Palmetto

Alguns benefícios do Saw Palmetto ainda não são comprovados pela medicina tradicional, porém, a medicina alternativa garante que ele ajuda pacientes que estão com problemas de: cistite, calvície, ejaculação precoce, eczema, tosse e asma, devido as suas propriedades anti-inflamatórias.

Ainda de acordo com a medicina alternativa, o Saw Palmetto tem propriedades diuréticas, daí vem seu principal uso e porque se tornou tão conhecido. Além disso, alguns estudos afirmam que ele ajuda a regular os níveis em nosso sistema cardiovascular.

Apesar dos benefícios, é sempre recomendado buscar um médico para lhe ajudar no uso do Saw Palmetto.

Saw Palmetto como tomar?

Assim como todos os fitoterápicos, a dosagem pode variar para cada caso, dependendo de diversos fatores. Porém, a maioria das marcas conhecidas, recomendam em sua bula, uma ingestão de 1 comprimido de 160 mg, duas vezes ao dia.

É fácil encontrar quantidades de mg maiores, chegando até a 500 mg. Porém, os especialistas advertem que doses exageradas podem fazer mal a saúde. Portanto, procure sempre a opinião de um médico antes de fazer uso desse fitoterápico.

Onde comprar o Saw Palmetto?

O Saw Palmetto pode ser encontrado e lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e pela internet. Esse fitoterápico é vendido em quantidades e formas diversas. É preciso ter cuidado na hora da dosagem e buscar sempre uma marca conhecida e certificada.

Você pode comprar o produto em pó, para diluir em sucos e sopas, por exemplo, ou seguir a recomendação da maioria dos especialistas e obter o fitoterápico em forma de cápsulas.

O preço pode variar de acordo com o local em que você adquire o produto, marca, quantidade em mg e cápsulas. O valor fica em torno de R$ 20 a R$ 40.

Não é necessário ter receita médica para comprar o Saw Palmetto, entretanto, é recomendado sempre buscar um médico para lhe aconselhar e acompanhar nas dosagens.

Saw Palmetto faz mal?

Este fitoterápico possui baixo níveis de efeitos colaterais, porém, eles ainda existem. Veja quais são os principais a seguir.

Os efeitos mais comuns do Saw Palmetto são: diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, enjoos, alterações do paladar e impotência sexual. Pode acontecer quando a pessoa ingere quantidades superiores ao recomendado na bula e pelo médico.

O Saw Palmetto é contra indicado para gestantes e mulheres que estão em período de amamentação, como para crianças e pacientes em pré ou pós operatórios, pois pode ocasionar sangramentos.

Qualquer efeito adverso, recomenda-se procurar imediatamente um médico para relatar a situação e corrigir o problema. Cuide da sua saúde.

Eaí, o que achou do nosso conteúdo? Nos conte sua experiência com esse fitoterápico. Compartilhe este artigo com os amigos e ajude a levar informação a mais pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *