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Ranking: Jejum intermitente: O guia definitivo de como fazer

Você já ouviu falar do jejum intermitente? Sabia que essa prática pode ser muito benéfica para sua saúde? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso guia definitivo sobre jejum intermitente e tenha uma vida mais saudável.

O jejum é uma prática realizada a muitos anos, por diversas religiões. Antigamente, quando a prática era focada na religião, o objetivo era realizar um sacrifício, ou seja, o ato de ficar em jejum resultava em uma elevação espiritual maior.

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Existem diversas práticas relacionadas ao jejum. Porém, há algum tempo, uma estratégia, para auxiliar na perda de peso, começou a chamar atenção de muitas pessoas, o chamado jejum intermitente.

Fazer dieta não é uma tarefa fácil não é mesmo? Ainda mais quando não temos uma alimentação saudável. O jejum intermitente pode ser muito útil para seu emagrecimento e sua saúde. Entenda melhor sobre esse assunto a seguir.

O que é Jejum Intermitente

Basicamente, o jejum intermitente é um plano alimentar, entre muitos outros, focado para o emagrecimento, que contém períodos de jejum e alimentação. O objetivo dessa prática é ensinar o nosso organismo a utilizar o estoque de gordura do corpo, resultando em uma perda de gordura e peso significativa.

É importante ressaltar que é necessário ter acompanhamento de um profissional da área para realizar este tipo de procedimento. Para bons resultados, a prática deve ser acompanhada de uma alimentação equilibrada e saudável, além da prática de exercícios físicos regulares.

Jejum Intermitente emagrece?

Sim. Muitos especialistas recomendam a prática do jejum intermitente como uma estratégia auxiliar no emagrecimento e perda de gordura. Entretanto é importante buscar acompanhamento médico antes de realizar essa prática.

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Executar essa atividade por conta própria ou sem uma alimentação correta, ou a prática de exercícios físicos regulares, possivelmente não irá trazer os resultados esperados, ou pior, poderá prejudicar sua saúde.

Como fazer Jejum Intermitente

Ao contrário das dietas mais comuns, onde é preciso contar as calorias que serão consumidas durante todo o dia, o jejum intermitente é bem simples, onde na maior parte do tempo, é necessário apenas controlar o tempo.

Antes de realizar essa estratégia de emagrecimento, é importante entender que existem alguns tipos de jejuns intermitentes, veja os principais a seguir.

12 horas de jejum

Um dos mais simples é o jejum de 12 horas, onde é necessário permanecer 12 horas em jejum, incluindo 8 horas de sono recomendada pelos especialistas. Esse tipo é ideal para quem está começando e não tem muita habilidade em jejuar.

16 horas de jejum

O jejum de 16 horas, consiste em uma pausa de 14 a 16 horas de jejum, incluindo 8 horas de sono. Nesse caso, a alimentação ocorre nas 8 horas restantes do dia. Portanto, caso você realize a última refeição do dia as 20:00 só poderá comer novamente as 12:00 do dia seguinte.

24 horas de jejum

Esse tipo de jejum deve ser feito por pessoas que já estão habituadas a prática, pois exige muito do organismo. É necessário permanecer 1 dia sem se alimentar, repetindo o processo de 2 a 3 vezes por semana de acordo com seu especialista.

36 horas de jejum

Por último, temos o jejum de 36 horas, onde o cidadão só irá se alimentar após um dia e meio em jejum. É importante frisar que esse tipo de exercício é muito avançado e não deve ser praticado sem orientação médica ou por pessoas acostumadas a jejuar.

Independente das horas praticadas, é importante sempre consultar e seguir as recomendações de um médico antes de começar a praticar o jejum, além de respeitar o limite do seu corpo. Fique atento!

Jejum Intermitente Benefícios

Sabia que os benefícios do jejum intermitente vão muito além do emagrecimento? O objetivo principal do exercício é a perda de peso e gordura, entretanto, também existem muitos outros benefícios para nossa saúde. Confira os principais a seguir.

Melhora a imunidade

Devido ao uso de gordura estocada no corpo como forma de energia, o jejum, elimina as toxinas do nosso organismo, aumentando assim, nossa imunidade.

Diminui o açúcar no sangue

A pratica do jejum resulta também em uma diminuição de insulina no nosso sangue, beneficiando não apenas o emagrecimento e a facilidade de queima de gordura mas também, a saúde.

Regula os hormônios

Devido a diminuição de insulina no sangue, o organismo produz mais hormônio do crescimento, um dos hormônios que auxiliam na perda de peso. Além disso, diminui também o cortisol, hormônio que provoca estresse. Diminui também a grelina, ou “hormônio da fome”, favorecendo o emagrecimento.

Combate o envelhecimento

Devido a prática do jejum intermitente, o corpo começa a trabalhar mais para utilizar a gordura já armazenada no organismo, com isso as células ficam mais ativas combatendo o envelhecimento precoce.

Previne doenças

Devido a uma grande ativação das células do nosso corpo, essa pratica também elimina toxinas e células defeituosas, combatendo diversas doenças como o câncer por exemplo.

Melhora a saúde do Coração

Outro benefício ótimo do jejum é em relação a saúde do coração. A diminuição da pressão arterial, juntamente com a regulação dos hormônios, deixam o coração mais saudável e forte.

Os especialistas alertam que, apesar dos inúmeros benefícios causados pelo jejum intermitente, ele não é indicado para todas as pessoas. Gravidas, crianças com menos de 15 anos de idade e pessoas que estão passando por algum tratamento específico não devem praticar o jejum.

É importante analisar cada caso para concluir se essa é a melhor opção. Portanto, consulte sempre um profissional nutricionista antes de praticar essa atividade.

Cardápio Jejum Intermitente

Sabia que você deve beber água pode ingerir líquidos enquanto está jejuando? Os líquidos são liberados porque o jejum é de alimentos e não bebidas. Mas calma, não é qualquer bebida que pode ser ingerida nesse período. Confira nosso guia dos líquidos que podem entrar nessa atividade a seguir.

Bebidas para tomar durante o Jejum Intermitente

Água

A primeira e essencial para nosso corpo é a água. É essencial tomar pelo menos 2 L litros de água por dia para manter as funções do organismo saudáveis e funcionando normalmente. Os especialistas recomendam a ingestão de água durante todo o dia, mesmo enquanto está jejuando.

Água com limão

Apesar do limão ser uma fruta e a ingestão de frutas não serem recomendadas por alguns especialistas durante esse período, a água com 1 limão espremido está liberada.

A explicação dos especialistas é que apenas 1 limão não tem a quantidade de carboidratos suficiente para estimular qualquer hormônio que possa atrapalhar na queima de gordura.

Suco Verde

O suco verde é outra bebida que pode ser consumida durante esse período, desde que seja feito apenas com vegetais verdes escuro, como couve, hortelã, coentro, salsinha. Alguns especialistas recomendam coar o suco.

Água com própolis

Outro líquido que muitos não sabem se pode ser ingerido é a água com própolis. De acordo com os especialistas, essa substância tem função antioxidante e aumenta a imunidade, portanto está liberada.

Café sem açúcar ou adoçante

Café sem açúcar e sem adoçante pode ser ingerido, se preferir, acrescente um pouco de creme de leite no seu café. O creme de leite, de acordo com os especialistas, possuem pouca quantidade de carboidrato por porção, portanto, sua ingestão não estimulará os hormônios que inibem a perda de peso. Mas atenção, não exagere na quantidade.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, assim como o creme de leite, o óleo de coco ou a manteiga ghee (manteiga clarificada) também podem ser misturados ao café durante o período de jejum. A manteiga ghee, por exemplo, garante muita energia e é muito recomendada para as pessoas que praticam exercícios em jejum.

Dieta após o Jejum Intermitente

Muitos especialistas afirmam que mais importante do que ficar sem comer, é prestar atenção no que você irá ingerir após esse período. Para possuir uma dieta equilibrada, de acordo com as suas necessidades e características, é importante buscar um profissional nutricionista para lhe auxiliar.

Porém, vamos apresentar como exemplo, uma dieta para quem realiza um jejum de 16:8 ou seja, um jejum de 16 horas, onde sobram apenas 8 horas para realizar as refeições.

Dieta Jejum 16:8

A dieta começa com o café da manhã ainda em jejum, apenas ingerindo água, ou se preferir, alguma das bebidas recomendadas acima. Ainda no período da manhã, mantenha o jejum mas não se esqueça de se hidratar.

No almoço, começará a primeira refeição, as 12 horas. Os especialistas recomendam a ingestão de uma salada mista (quatro variedades, onde pelo menos uma contenha um vegetal verde escuro), se quiser temperar a salada, pode usar limão e azeite extra virgem; juntamente com a salada, coma de uma a duas colheres de sopa de arroz e feijão e 120 g de carne magra. Para sobremesa, uma fruta ou um doce pequeno, como um tablete de chocolate meio amargo.

Por volta das 16:00 faça o lanche da tarde. De acordo com o exemplo, coma 1 fruta, juntamente com 1 colher de sopa de linhaça e 1 colher de sopa de oleaginosas, ou seja, qualquer tipo de castanha. Se preferir, coma também um pão de queijo de frigideira low carb.

Finalize suas refeições no jantar, por volta das 20:00 com legumes cozidos na manteiga, junto com 1 colher de sopa de batata doce cozida e 120 g de um peixe a sua escolha ou um peito de frango. Para sobremesa, uma fruta ou um doce pequeno.

De acordo com os especialistas, a última refeição do dia deve conter pouca quantidade de carboidratos. Lembrando que essa é uma dieta geral. Procure sempre um nutricionista para preparar uma dieta de acordo com as suas necessidades.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe este artigo com os amigos e em suas redes sociais. Pratique o jejum intermitente com responsabilidade e acompanhamento para uma vida mais saudável.

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