Skip to main content

Faculdade de Farmácia vale a pena: Um guia para te inspirar

Está pensando em fazer faculdade de farmácia mas não sabe se realmente vale a pena? Confira nosso guia e descubra tudo sobre essa área.

Sabia que o ramo farmacêutico e de manipulados tem crescido muito nos últimos anos? A farmácia de manipulação é uma das diversas áreas em que o estudante de farmácia pode trabalhar no futuro. Está interessado em saber mais sobre o assunto? Entenda melhor a seguir.

Você sabe o que é um farmacêutico? De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, publicada pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), “O farmacêutico é um profissional da área de saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos”.

Guia sobre Faculdade de Farmácia

Esse guia foi criado para todos que pensam em fazer faculdade de farmácia, mas não tem certeza se vale a pena. Vamos abordar as principais questões sobre a faculdade e ainda após a conclusão. Quer saber como está o mercado de trabalho para um farmacêutico e muito mais? Então confira nosso guia a seguir e se inspire. 

Faculdade de Farmácia a Distância

O MEC aprovou a faculdade de farmácia EAD. Essa é uma ótima notícia para muitas pessoas que não tem condições de pagar uma faculdade presencial, ou tempo para se deslocar até ela. 

Apesar da boa notícia, vale ressaltar que as faculdades EAD exigem muito foco do aluno, já que é o indivíduo que controla os horários em que irá estudar.

As principais faculdades que oferecem esse curso EAD são: Unopar e Estácio de Sá.

Faculdade de Farmácia: Preço

Outra questão, muito abordada sobre a faculdade, é em relação ao preço. A mensalidade de uma faculdade de farmácia custa em média R$ 1300,00. Lembrando que essa é apenas uma média. Dependendo da região do Brasil, você encontrará faculdades que cobrem menos ou mais. 

Achou caro? Uma boa alternativa para amenizar a mensalidade é tentar o ProUni, FIES ou ainda, conseguir uma bolsa de estudos na faculdade escolhida.  

Faculdade de Farmácia: Quantos anos?

A graduação em farmácia dura em média de 4 a 5 anos, dependendo do local e região escolhida. Já o curso técnico em farmácia, dura em média de 1 ano e meio a 2 anos. Tanto na graduação como no curso técnico, é possível escolher o horário das aulas: matutino, vespertino e noturno. Tudo dependerá das opções oferecidas pela faculdade escolhida.

Faculdade de Farmácia: Principais Matérias

As matérias de uma faculdade de farmácia, irão depender muito de onde você está estudando, mas em geral, você irá aprender sobre os seguintes assuntos: Anatomia; Biologia; Química Geral e Inorgânica; Química Orgânica; Química Analítica; Botânica; Parasitologia e Patologia; Microbiologia e Imunologia; Físico-química; Farmacodinâmica; entre outros.

Faculdade de Farmácia: Carreira

Muitos acreditam que o leque para trabalhar como farmacêutico é limitado, porém, quem faz faculdade de farmácia, pode trabalhar em diversas áreas, montar o próprio negócio, trabalhar em parcerias ou ainda, trabalhar para alguma empresa com grande chance de crescimento de carreira.

Os profissionais que ser formarem nessa área, poderão trabalhar em drogarias, como atendente ou com atendimento médico; em farmácias de manipulação na área de criação e manipulação de medicamentos e produtos; poderão atuar na área de softwares, criando sistemas que facilitem o funcionamento das farmácias; além da área de pesquisas; e concursos; entre outras.

O salário, ao contrário do que muitos acreditam, não é baixo. O seu salário irá depender de três fatores principais: A região do país onde você reside, em qual área irá atuar; se tem experiência na área ou se possui ou alguma especialização, porém, em média, um farmacêutico ganha R$ 3.000,00.

Melhores Faculdades de Farmácia do Brasil

De acordo com uma pesquisa feita pelo RUF (Ranking Universitário da Folha), em 2019, as 20 melhores faculdades de farmácia do Brasil são, em ordem crescente: USP; UFMG; UNICAMP; UNESP; UFRGS; UFRJ; UNB; UFSC; UFOP; UFPR; UFPE; UFSM; UFJF; UEM; UEL; UNIP; UNIFAL MG; UNIFESP; PUCRS; UFBA.

Gostou do nosso guia sobre Faculdade de Farmácia? Então compartilhe com os amigos e em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *