Skip to main content

Como montar uma Farmácia de Manipulação em 8 passos

Você deseja abrir seu próprio negócio?! Então confira nosso artigo e descubra como abrir uma farmácia de manipulação em apenas 8 passos simples.

Sabia que o mercado de farmácia de manipulação está crescendo e inovando a cada dia? Saber como funciona esse tipo de negócio é essencial para ter sucesso. Mas antes de explicarmos como abrir seu negócio, entenda um pouco mais sobre esse nicho a seguir.

O que é Farmácia de Manipulação?

A Lei nº 13.021/14, determina que, a Farmácia de Manipulação é um estabelecimento que possui autonomia na fabricação e venda de produtos manipulados ou insumos relacionados, além de possuir assistência médica e atendimento privativo, se necessário.  

Como montar uma Farmácia de Manipulação?

Confira nossa lista a seguir, com 8 passos de como abrir sua Farmácia de Manipulação.

Realizar um Estudo de Mercado

O primeiro passo é realizar um estudo de mercado, analisar o local onde você pretende abrir sua farmácia de manipulação, conferir quais são seus concorrentes, como eles trabalham, quais são os diferenciais e qual o seu público alvo naquela região é um ponto determinante para seu sucesso.

Definir seu Plano de Negócio

Após realizar o estudo de mercado, defina seu plano de negócio. É nessa etapa que você irá decidir qual o seu produto, o que você irá vender, nesse caso, decida se você irá manipular apenas medicamentos ou também trabalhará com produtos relacionados como cosméticos por exemplo. 

Além disso, defina seu diferencial em relação aos seus concorrentes, isso lhe ajudará a se destacar no mercado.

Definir o local onde você abrirá a Farmácia de Manipulação

É importante escolher um local onde há circulação frequente de pessoas e residências próximas. Evite locais onde já tenha concorrentes e tenha certeza de que o local escolhido, está de acordo com as leis de uso e ocupação do solo, vigentes do seu município.

Legalizar a Empresa

Nesta etapa, é importante ter auxílio de um contador, devido a complexidade de abertura desse tipo de serviço. Uma farmácia de manipulação precisa ter licenças específicas de muitos órgãos para atuar, portanto é importante ter acompanhamento de um profissional para não ocorrer problemas futuros.

Entre os principais documentos necessários para a abertura da empresa estão: CRT (Certificado de Regularidade Técnica); Aprovação dos Bombeiros; Alvará do local; RRT (Registro de Responsabilidade Técnico); CNPJ; AFE (Autorização de funcionamento dado pela Anvisa) e AE (Autorização Especial para trabalhar com controlados); CNPJ; Cópia autenticada do RG e CPF; IPTU do imóvel; Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda; Além de outros documentos específicos da cidade.

Organizar o espaço

Sabia que um layout ruim ou apertado pode dificultar a compra do consumidor? Na hora de organizar o espaço, opte por ambientes amplos, arejados e claros; separe os espaços por setores, como balcão de atendimento, caixa, entre outros; priorize gôndolas mais baixas, caso deseje expor algum produto para venda; outra dica importante é criar um caminho de circulação funcional para seu cliente. Se precisar de ajuda, busque um profissional arquiteto para lhe auxiliar.

Contratar Profissionais Capacitados 

De acordo com a lei, Lei nº 6.360/76, toda farmácia de manipulação, necessita de um farmacêutico no local, enquanto o mesmo estiver em funcionamento. Além do farmacêutico, tenha uma equipe capacitada que entenda sobre seu negócio e atendimento ao público. Se for o caso, opte por cursos de treinamento para aperfeiçoamento da equipe.

Divulgar seu negócio

A divulgação é essencial para atrair o público e ter sucesso no seu negócio. Você pode usar panfletos, fazer páginas nas redes sociais, anúnciar no google, criar um e-commerce da sua farmácia de manipulação. Além logicamente de ter vendedores capacitados para está fazendo visitas e parcerias. O importante nesse caso, é sempre divulgar o seu negócio. Se necessário, conte com um profissional capacitado para lhe auxiliar nessa fase.

Gerir o seu negócio

O último ponto e talvez o mais importante é o gerenciamento. A definição do sucesso do seu negócio é simples e está diretamente ligado em como você gerencia sua empresa. É importante entender e separar todos os custos e lucros da empresa dos seus custos pessoais, além de sempre buscar por inovações e investimentos no seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos, familiares e também em suas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *